Início » Cartões de Crédito » Número do Cartão, Data de Vencimento e Segurança – Saiba localizar

Número do Cartão, Data de Vencimento e Segurança – Saiba localizar

Basicamente, os números que aparecem no seu cartão de crédito informam o próprio número do cartão, data de vencimento e segurança. Com isso, é possível identificar o cartão em si, a quem ele pertence e quais os dados de acesso para utilizá-lo nas compras online e físicas. Sendo assim, eles são fundamentais para a aquisição de produtos e serviços.

Para saber mais sobre cada um deles e para o que eles servem, fique ligado nessas informações e dicas sobre como utilizá-los e armazená-los, já que são fundamentais para o uso do serviço e devem ser protegido para evitar fraudes.

Saiba localizar os dados do cartão

Cada número do cartão de crédito possui um significado importante para a própria utilização e identificação do exemplar.

Localizar dados do cartão de crédito

Número do cartão

O número do cartão, que se encontra na parte da frente do cartão, apresenta dados como: emissor do cartão, bandeira do cartão, banco emissor e conta bancária do proprietário do cartão. Com isso, é possível assegurar estabilidade aos fornecedores e aos processadores do cartão de crédito.

Código de segurança

O código de segurança, que se encontra no verso do cartão, deve ser super confidencial, pois ele permite que você realize compras online. Para isso, ele valida as transações e confirma a veracidade e intenção da compra por parte do consumidor.

Data de validade

A data de validade estipula um prazo para a utilização do serviço e funciona como mais uma forma de segurança para a utilização do cartão de crédito.

Aliás, a segurança é um dos principais fatores para que todos esses dados sejam impressos no próprio cartão, pois eles dão credibilidade para o portador do cartão e atestam a identidade e originalidade do exemplar.

Dados do cartão digital

Como guardar os dados do seu cartão

É fundamental que você armazene o cartão de forma segura para que não haja o furto ou roubo do exemplar. Caso isso aconteça, é importante que você entre em contato com a instituição para realizar o bloqueio ou cancelamento do cartão.

Com isso, ninguém poderá realizar compras indevidas ou acabar sujando o seu nome. Vale reforçar que essa prática é considerada criminosa e você pode sofrer sérios danos financeiros se essa atitude não for tomada o mais rápido possível.

Confira no vídeo, abaixo, dicas fundamentais para garantir que o seu cartão não seja roubado ou tenha os dados clonados:

💳 TEM NOME SUJO?💳 
Veja: lista dos cartões de crédito para negativados

Para que serve o cartão de crédito?

Segundo dados do SPC Brasil 52 milhões de pessoas no Brasil usam cartão de crédito. A alternativa é uma das forma mais comuns de pagar as contas, sobretudo, compras no comércio.

O cartão de crédito funciona com um empréstimo, onde a instituição fornece uma determinada quantia e o consumidor pode ir utilizando com o tempo. Contudo, é necessário que esses gastos sejam pagos mensalmente para que haja a quitação do crédito utilizado.

Caso o pagamento não seja realizado o consumidor pode ficar endividado e ainda ter o nome sujo, não sendo considerado um bom pagador. A partir daí, diversas consequências podem ser empregadas no nome do cliente.

Além disso, para utilizar o cartão de crédito são cobradas taxas por parte da instituição bancária de modo a arcar com os custos de emissão e administração do cartão de crédito de acordo com as movimentações financeiras do cliente.

Desse modo, é de extrema importância que o cartão de crédito seja solicitado apenas por quem possui condições de realizar o pagamento do crédito utilizado de forma prática, organizada e dentro do prazo determinado. Isso evita que o score do CPF do usuário seja rebaixado e compartilhado com outras financeiras, coisa que é fundamental para conquista de valores em empréstimos e financiamentos, inclusive, limite de crédito. Confira aqui qual é o score mínimo para aprovar um cartão. 

Essa falta de planejamento pode fazer com que o consumidor se prejudique financeiramente e entre em uma bola de neve, não conseguindo arcar com os custos consumidos pelo uso do cartão de crédito.

No entanto, se você se considera um bom pagador, possui controle sobre suas finanças e consegue se planejar em relação ao consumo de produtos e serviços, o cartão de crédito pode ser uma ótima opção para te ajudar a conquistar seus objetivos, sonhos e cumprir com suas metas.

Além disso, o cartão de crédito oferece outros benefícios aos usuários que podem variar de acordo com a instituição bancária onde o consumidor possui uma conta. Com isso, podemos mencionar as milhas que dão direito a descontos em viagens, parcerias com determinadas empresas e serviços, facilidades em parcelamentos, descontos, prêmios e outros.

Se interessou pelas vantagens de ter um cartão de crédito? Confira nos links abaixo como funciona os principais serviços de crédito e débito no Brasil:

 

Rafaela Trevisan Cortes
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Comente