Fraude no Cartão de Crédito – Como identificar e evitar

Desconfia de Fraude no seu Cartão de Crédito? Confira aqui como Identificar e Como evitar que o seu cartão seja usado de forma indevida ou seja clonado!

Se de um lado, os cartões de créditos são escolhas inteligentes e super válidas para contribuir com o orçamento financeiro dos brasileiros, do outro, o que não falta são pessoas maldosas, que planejam as mais variadas fraudes a fim de realizar compras no nome de outras.

Ações assim são tão frequentes no Brasil, que dificilmente alguém não teve problemas assim ou não conhece uma pessoa que já encontrou compras não reconhecidas em sua fatura. E será que existe uma forma de descobrir se o cartão utilizado é falso? Isso é o que você vai descobrir a seguir:

Como saber se o seu cartão foi fraudado?

Ao contrário de outros países, como os Estados Unidos, cerca de 95% dos cartões de crédito solicitados e emitidos nacionalmente são fabricados com chips e só liberam a venda de uma senha após a digitação correta da senha cadastrada pelo usuário.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, é exatamente ai que mora o perigo, pois diante de tanto avanço tecnológico e de sistema propício assim, o fraudador consegue articular suas ações sem a necessidade de ter acesso ao cartão de crédito físico, ou seja, essas compras, que são sim criminosas, encontram no universo virtual o “paraíso das possibilidades”.

[su_list icon=”icon: credit-card-alt” icon_color=”#18b253″]

[/su_list]

Fraude no Cartão de Crédito

Golpes mais frequentes com cartão de crédito

Conforme constamos durante as pesquisas informais que realizamos sobre esse assunto, entre as fraudes e os golpes mais aplicados nos últimos anos, está aquela que começa tímida, de forma que o próprio usuário do corpo nem percebe, mas, na maioria das vezes, atinge uma proporção catastrófica após alguns dias.

Como isso é possível? É simples: após ter acesso aos códigos do cartão e do seu chip, os criminosos seguem o raciocínio de que nenhum cliente percebe a fraude quando ela é de baixo valor, por isso, começam realizando pequenas compras, de valores quase inexistentes e então, quando comprovam a eficácia do plano, o limite disponível e a ativação do cartão de crédito, ai sim as fraudes significativas ganham espaço.

Como descobrir se o cartão de crédito é falso

Segurança no Cartão de CréditoLutar contra fraudadores especialistas é um desafio tanto para os investigadores quanto para os policiais e os empresários, pois ainda que de modo diferente, todos saem prejudicados a cada vez que uma nova compra nesse sistema de fraudes é aprovada.

Portanto, uma alternativa que ganhou força entre os que temem serem alvos dos criminosos é sempre conferir as recomendações listadas no passo a passo abaixo antes de liberar uma venda:

Confira atentamente o CVV

Sabe o código Card. Validation Code, o famoso CVV, que fica nítido em seu cartão de crédito? Pois então, uma das formas que os criminosos encontram para esconder o golpe é ocultar e/ou rasurar esse conjunto de números. Por isso, sempre que for preciso avaliar um cartão, lembre-se desse detalhe.

Confira aqui como identificar os dados do cartão. 

Observe com cuidado os números exibidos no cartão

É comum que cada operadora de cartão de crédito estabeleça uma sequência numérica para confeccionar os dados de cada usuário, porém algumas fraudes são possíveis de identificar por meio dessa alternativa, pois os criminosos criam comportamentos numéricos equivocados e totalmente diferente das oficiais.

Verifique o estado de preservação do chip

Como já você sabe, quase todos os cartões de créditos utilizados no país funcionam com chips e permitem compras onlines, mas, uma forma viável para certificar a originalidade dos exemplares é verificar o estado de preservação do chip exibido, pois esse detalhe, dificilmente, os criminosos conseguem fraudar.

Como evitar fraudes no cartão de crédito

E se tudo o que você mais quer é fugir dessa confusão e não ter que lidar com essa situação indesejável, confira agora seis dicas de ouro para não ser mais uma vítima desses bandidos:

[su_list icon=”icon: check-square” icon_color=”#18b253″]

  • Mantenha sempre o seu cartão perto de você e não entregue nunca a desconhecidos;
  • Escolha uma senha de fácil memorização, mas de difícil adivinhação;
  • Não permita que outras pessoas insiram o seu cartão de crédito em uma maquininha que está distante de você, preste sempre atenção e não desvie o olhar do seu exemplar;
  • Exija sempre os seus comprovantes de compras, pois são documentos e forma de comprovação as que realmente foram autorizadas por você;
  • Avalie sua fatura com atenção e questione sua operadora sempre que não reconhecer alguma transação;
  • Desconfie sempre que o sistema estiver lento e for necessário digitar sua senha mais de uma vez.

[/su_list]

Anotou todas as informações? É preciso estar sempre atento, pois os criminosos não andam por aí com cartazes dizendo quem são e a telinha de um computador e/ou aparelho celular é o palco perfeito para enganar milhares de usuários de cartões de créditos.

Dani Andrade
Escrito por

Dani Andrade