Cartão cidadão – Como solicitar, Desbloquear e Usar os Benefícios

Produzido com as cores da bandeira do Brasil, verde, amarelo, azul e branco, o chamado cartão cidadão é, sem dúvidas, um dos documentos mais importantes para o cidadão brasileiro, afinal, é por meio dele que diversos benefícios trabalhistas e sociais são consultados, autorizados e sacados.

Seja para obter o pagamento do PIS (Programa de Integração Social), retirar o valor total calculado em seu fundo de garantia, sacar o depositado e/ou consultar o seu cadastro no programa Bolsa Família, ou qualquer outro auxílio cujo banco responsável seja a Caixa Econômica Federal, tudo isso só será possível com o cartão cidadão liberado e em boas condições.

Como funciona o Cartão Cidadão

Cartão Cidadão Como SolicitarCriado exatamente para facilitar a vida dos que precisam acessar e/ou utilizar algum dos serviços e programas sociais governamentais oferecidos pela Caixa Econômica Federal, o cartão cidadão só pode ser emitido pela própria agência e utilizado por seu (sua) titular, ou seja, ele é intransferível.

Sua utilização destina-se somente aos saques e/ou consultas dos benefícios inclusos em seu sistema e já citados acima, que são acessados na agência local da Caixa ou unidade autorizada em todo o país, portanto, vale lembrar que esse cartão magnético não está habilitado para ser usado a fim de pagar contas ou outros débitos.

Como solicitar o cartão cidadão

Se agora que conheceu as funções desse cartão e tudo o que você deseja é ter acesso aos benefícios ilustrados ou quer se prevenir para quando precisar utilizar o cartão cidadão, anote já o passo a passo de como solicitar o seu e guarde para quando chegar o momento:

Para adquirir o cartão cidadão, o interessado deve ir até uma agência da Caixa Econômica Federal ou ligar no número: 0800 726 0207 – a ligação é gratuita e pode ser feita em qualquer lugar do Brasil.

Em ambas as situações, os responsáveis por liberar o pedido e autorizar o cartão exigirá o número correto do NIS/PIS/PASEP (que está inserido nas informações descritas na própria carteira de trabalho), da Carteira de Identidade (RG), do Cadastro de Pessoa Física (CPF), assim como um comprovante de residência atualizado e cópias da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Após a conclusão de todas essas etapas, tudo o que a pessoa precisa fazer é aguardar o seu novo cartão cidadão ser entregue em casa ou, se preferir, ir até à unidade da Caixa mais próxima para retirá-lo no local.

Como funciona o Cartão Cidadão

 Como cadastrar uma nova senha no cartão cidadão

Criada para garantir a segurança das transações realizadas pelos usuários, a senha registrada em um cartão deve ser uma formação de letras e/ou número de fácil memorização e, se possível, deve estar também arquivada ou escrita em um local de fácil acesso para os casos de possíveis esquecimentos.

No caso do cartão cidadão, o sistema exige o cadastro de uma senha assim que o item chega até o usuário e isso pode ser concluído na unidade da Caixa mais próxima do seu endereço ou em alguma casa lotérica autorizada.

Porém, caso opte por cadastrar essa sequência de sua escolha em uma unidade de casa lotérica, lembre-se de ligar no número: 0800 726 0207 e solicitar que essa ação seja realizada por você na mesma.

Mas não se esqueça: a senha é a informação mais valiosa que você possui para proteger o dinheiro, por isso, não conte para estranhos e não escolha uma opção fácil de deduzir!

É ou não é uma alternativa prática e simples para ter sempre por perto todos os seus benefícios? E o melhor: uma forma muito segura de garantir os seus direitos e sacar o valor desejado assim que cair em sua conta na agência da Caixa.

Siga todas as nossas recomendações e não aproveite todas as funções desse poderoso cartão, que é, com certeza, o mais importante para o trabalhador brasileiro que vive conforme direciona os seus governantes.

Deixe seu comentário